terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Musica na Vida - Adolescente em Formação


O Adolescente, por estar na fase de formação de sua personalidade é muito mais vulnerável às influencias do mundo que o circunda do que o jovem mais maduro. Bombardeados por informações econômicas, eróticas, religiosas, políticas e sensacionalistas, os adolescentes estão expostos precocemente ao mundo complexo dos adultos. Status, boa aparência, independência e namoro, já são características desejadas nesta, com todas as conseqüências que bem conhecemos.

Fonte: http://musicanaadolescencia.pbworks.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Musica na Vida - Bebê e Criança


Como o bebê aprende com isso A linguagem musical está presente em todos os momentos da vida e atua como um elo entre as gerações de uma mesma família e entre membros da comunidade. "Fornecer um repertório amplo de ritmos e sons é garantir o acesso à cultura", ressalta Beatriz Ferraz. Cantar cantigas, dançar em roda, acompanhar a música com palmas e saber o nome e os sons de vários instrumentos são alguns dos conteúdos trabalhados na creche. As crianças costumam descobrir fontes sonoras surpreendentes ao bater, sacudir ou empurrar objetos à sua volta, assim como quando utilizam instrumentos sonoros simples. A atividade é ainda mais proveitosa quando o professor as estimula: "Escutem que som legal ele faz quando agita o chocalho".



- Outras aprendizagens 
O trabalho com ritmos tem uma importante relação com atividades de movimento. As músicas são ainda uma ferramenta para a aquisição da linguagem verbal. 
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/